quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Xadrez e a sua vez (Veja no final, antes de ler, as peças deste jogo)










O xadrez e a sua vez








As oito pedras* pretas do tabuleiro estavam postas quando as oito brancas chegaram. Naturalmente arquiinimigas, colocaram-se em lados opostos.

- O xadrez é um tear. Com suas peças e seus traços no tabuleiro podemos construir bilhões de tapetes e matizes, disse Okydouky a Lovelyjobly. - Com qual cor quer jogar?

Lovelyjobly olhou atentamente para a mesa e... acenou com os olhos.

- Está bem, concordou Okydouky. Mas lembre-se das regras.
- Mas estas pedras se movem sozinhas. Eu não tenho poder sobre elas! Disse Lovelyjobly, num tom impotente e confuso.

Okydouky compreendeu mas, no entanto, respondeu enfático:

- Mas há sempre uma p-r-e-v-i-s-ã-o no ato de mover-se.
- Eu queria ter a sua certeza, disse Lovelyjobly. Veja, por exemplo, o AB’SURD. Sem mãos, sem pés nem cabeça! Jamais vou conseguir acompanhar seu raciocínio.

AB’SURD era do tamanho de um pigmeu medieval. Havia lutado contra o Rei na última partida e acabou em apuros. A cabeça também se foi. Ficou apenas seu Helmet, como apetrecho decorativo.

- Isto é exatamente a graça do xadrez, arrematou Okydouky! Veja, por exemplo, se tivéssemos o poder de conhecer o raciocínio de HUMORIX? Já teríamos saído e o jogo terminado! O gostoso do jogo, Lovelyjobly, é jogar e não entender.
- Entendo, quero dizer, jogo, completou Lovelyjobly. Quem começa?
- Tanto faz, disse Oukydouky dando de ombros e de maneira amável.

Apenas olhando para o tabuleiro, os dois jogadores viram a primeira peça mover-se sozinha. Foi BUZZWORD que parou no primeiro ponto. Antes que Oukydouky dissesse algo, Lovelyjobly adiantou rapidamente com ares de heureca:

- Ah, lembrei-me! O caminho de BUZZWORD depende de qual linha ele está fazendo. Seu itinerário nunca é conhecido. Portanto eu sempre fico atento para não perder a viagem!

A fumaça que sai de BUZZWORD é feita de letras. Elas ficam presas até que BUZZWORD se mova. É muito engraçado ver a peça se mexendo e as letras que dela saem. Às vezes formam palavras e até poesias. Certo dia, durante um jogo de xadrez na cabana do lago, BUZZWORD moveu-se poeticamente e deixou no ar:




“O bacana, na cabana da floresclara, é que ela tem cinco jabertas:


Uma para as estações erradas e quatro para as certas!
Quando a prima Vera nos visita, a casa se enche de flores em botão. Se ela vier, vocês verão.
In-vêr-nos frios e passageiros, põe-se a reciclar versos ligeiros:
Outono outro
O segredo do ciclo
Oculto noutro.”

Seguiu-se, à movida de BUZZWORD, uma reação das peças brancas. CARACOLEX iniciou seu caminho.

- Lovelyjobly, é a sua vez! Disse Oukydouky impaciente, olhando para a ampulheta.
- Mas eu já movi, há muito, respondeu Lovelyjobly. É que CARACOLEX demora mesmo. Imagine, com toda a sua gosma e ainda mais arrastando um porta-durex!
- Urghhh, que coisa molangolenta, refutou Oukydouky. Ainda bem que demorou, mas foi rápido. Vamos, então, jogando.

Peça a peça e o tabuleiro foi se tecendo. Tecia, tecia e tecia. Imagens iam se formando e se desformando, como num belo caleidoscópio. SLASHDOT, com muita velocidade, capturou a CARACOLEX branca de Lovelyjobly, que rapidamente exclamou:

– Ora, vejam só, sua SLASHDOT cercou-a bem cercada!
- Como? argüiu pensativo, Oukydouky.
- Assim!

Então Lovelyjobly desenhou num papel e mostrou a Oukydouky:


- Ah, agora entendo, concluiu Oukydouky.

Mas, enquanto decidiam imaginar o desenho tecido, JABBERWOCKKY já havia tomado o lugar de AB’SURD. JABBERWOCKKY é pura ilusão e pode pular quantas casas quiser, a hora que quiser.

- Esta é uma Terra sem lei, vociferou Lovelyjobly. Onde já se viu tamanha ousadia!

E num tom arrogante, ouviu-se em alto e bom som:

- Bem, se é que há ainda alguma lei neste tabuleiro, eu a comi!

Lovelyjobly olhou assustado para Oukydouky e os dois perguntaram, um para o outro, ao mesmo tempo:

- O que você disse?
- Eu é que falei, seus cabeças-de-macarrão. Eu, STUPIDLAW. Bem, desculpem, afinal não é toda hora que podemos falar, não é mesmo? Já fui para a cela algumas vezes por estes...vamos dizer...pequenos d-e-s-l-i-z-e-s. Mas sei muito bem como escapar das leis!
- Como? Perguntaram, de novo, Lovelyjobly e Oukydouky juntos.
- Com minhas perninhas de louva-a-deus, vou me retorcendo e passo por onde a luz passa. E, se... eu disse “se”, por um descuidado acaso, acabarem com as nesgas, eu uso meu MULARCOMINFLEX.
- MULARCOMINFLEX? O que é isso? Perguntaram, novamente juntos, Lovelyjobly e Oukydouky.
- É minha multi-arcÓflexÁ-open-minder. E agora, com suaSSS licençaSSS, tenho mais o que fazer, finalizou STUPIDLAW. Tenho muitas regras a quebrar! E tratem de guardar bem as peças para que não se percam!

Bem, foi melhor mesmo recolher as peças e guardá-las, antes que STUPIDLAW fosse contrariado, afinal nunca se sabe mesmo quem ganha ou perde. Uma peça, contudo, sobrou esquecida sobre a mesa. Seguiu-se o beijo mais longo que a estória um dia conheceu.




* Veja abaixo "As oito pedras" deste jogo:



1.Buzzword


2. Caracolex


3. Ab'surd












4. Stupidlaw



5. Humorix





6. Slashdot







7. Jabberwockky







8- Maiandra




















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário