sábado, 3 de abril de 2010

Não se exceda, Leda





 Imagem:Leda and the Swan Painting - J. Legross


Que coisa louca é essa de encurvar as patas do tempo para ver o que acontece no outro lado, bem aqui perto, do universo, quando eu era um cisne.
De um lado vem o porteiro me infernizar que tem goteira no apê de baixo... de outro vem a musiquinha da ultragaz... ul trá gás ...
Sabiam eles que hoje é sábado e queria dormir um pouco mais... tarde..., sei lá, até a hora daquele encostão da fantasma do amendocrem, a Leda.
Aí eu abalo o chão e saio, meio que catando cavacos, procurando meus óculos entre o resto de edredon que sobrou no chão.
A manhã é quando meu vôo de cisne começa.
Não, vou me esforçar para lamber os beiços na teta de Leda, que, olha só a imensa coincidência: no balcão da cozinha eu resolvi fazer um bolo de fubá; sabe aquele que a gente lambe com os dedos metade da massa crua e a outra metade a gente assa?
Pois é, quando Leda foi lamber com os dedos, pingou massa em seus peitos.
Massa mole contra massa dura, tanto desperta que eu lambo.
As cadeirinhas junto ao balcão voaram longe; minhas asas bateram muito...grande envergadura; meu pescoço se esticou e ensaiei todo o ritual do cisne; os pratos viraram flying saucers; muita lama pra todo lado... uma berração. Tinha xícara revirada, panela com o cabo pra dentro do liquidificador, meus óculos foram parar em cima do exaustor; o motorzinho da torradeira disparou; pena para todo lado...
Foi mesmo um duplo twister carpado.
Tinha massa de bolo até na taça de vinho, de puro cristal , que a Marga tinha presenteado.
Disse: - cuidado que massa de fubá tem cor de pele... não se exceda Leda.
Sobrou um pouco, disse ela, mas acho que não vira um bolo.
Eu, caído no piso frio; perto do fogão; meio de cabeça pra baixo; um cisne bêbado, retruquei: - Quanto sobrou?
- Um tanto pra lamber sua orelha...
O bolo que se dane, afinal tinha até me esquecido mesmo de acrescentar fermento.
O porteiro voltou. Eu tava preparado pra levar um puxão de orelha pela barulheira.
- Olha, disse ele, a goteira no apê de baixo parou. Fique tranquilo, não precisa mexer em nada. Já tá tudo resolvido.
Leda olhou para mim, escondida atrás da porta, ainda com farelo de fubá nos cílios e piscou.
Ao fechar a porta completou:
- Tem massa de bolo de chocolate na dispensa.
... Ul trá gás ...



pourmauricesantos,2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário