sexta-feira, 10 de abril de 2009

Kabilak

KABILAK
esculpido por Maurici & Santos

Há, sob as pedras, muita confusão. Primeiro porque elas não falam e segundo porque elas permitem.
Kabilak é o Senhor das Pedras. Seus cabelos são de rochas metamórficas, os olhos de vulcânicas e a boca de sedimentares.
Duas geólogas, Aleirbag e Aivil esculpiram a ideia na data estelar de 4 bilhões a-l-es*.
Kabilak cresce, diminui ou some, conforme as crianças nascem.
A família de Kabilak, as Torres Del Paine, ao sul do Chile, possuía a chave para que os Magalhanes pudessem entrar nas campinas e caçar Iguanas, Norocabas e Manduris. Os Totens na Ilha de Páscoa e Stonehenge são da mesma espécie, porém de gêneros diferentes.
Conta-se que as pedras são antepassados que se fizeram presentes nos ossos do corpo humano. A clavículas por exemplo, são resquícios de nossos avós: a esquerda o lado materno e a direita o paterno. O osso do fêmur, o maior de todos, foi criado por Júpiter em 12 de Outubro de 3456 aei**. Júpiter também criou mais pedras: a pedra do sapato, as pedras dos rins e as pedras que são pedras no nosso caminho. Todas são, de alguma maneira, familiares de Kabilak.
Vez ou outra, ele chora. Quando está aborrecido chora turmalinas. Quando macambúzio, ágatas. Quando angustiado, topázios. Quando fica sem seu carro opalas. O carro de Kabilak é um tipo de biga e Riquichá. Possui 8 rodas infinitas que giram todas ao contrário. Por isso, quando achamos que ele está indo ele pode estar vindo. Confuso, não?

Kabilak sempre leva 10 apetrechos consigo: Alforje, alfajor, casca de limão, moita, candelabro, estilingue, cortador de grama, filtro solar, pão de queijo mineiro e calamango. Talvez o que seja mais esquisito seja o pão de queijo.
Os Macedônios, Hebreus, Cafundeus e Amazonas usavam as pedras para fazer contas. Pedra em Grego é calculus, daí a disciplina Cálculo Diferencial e o vocábulo “calcular” como sinônimo de fazer contas. A conta que fazemos é que Kabilak tem mais de 260 bilhões de anos. No próximo verão ele completa mais um e, segundo foi informado no Diário de Petrópolis, uma grande festa está sendo preparada com presença confirmada dos Rolling Stones.
Como Kabilak é diabético não haverá nenhum doce. Quem quiser que leve o seu.
* a-l-es: anos de luz e escuridão.
** aei: antes da era incomum.

Um comentário:

  1. Maurici,você é um escritor nato,nasceu feito!!!!!Sei que é redundancia... rsrsrs
    Pena o tema ser tão dificil.Tive bastante dificuldade em me inserir na oficina.Sou muito simples e pouco literata,mas sei apreciar o belo.
    Congratulations

    ResponderExcluir